Perguntas frequentes sobre os fornos para queima de cerâmica e porcelana JUNG

Por que existem diferentes temperaturas de forno para queima de porcelana, cerâmica etc.?

R: Nas Artes do Fogo, cada técnica se dá em uma temperatura diferente. Para fixar o esmalte na porcelana, por exemplo, a temperatura de queima fica entre 740 °C a 850 °C (conheça os fornos para porcelana aqui). No caso da cerâmica artesanal, além da queima do biscoito (post com mais detalhes aqui), as técnicas de baixo esmalte necessitam de uma temperatura até 1100 °C; já as técnicas de alta, a queima do esmalte pode exigir até 1300 °C. A JUNG tem modelos de fornos para 900 °C, 1000 °C, 1230 °C e 1300 °C para diferentes técnicas e processos. 

Qual é o melhor modelo de forno para quem está começando na pintura em porcelana?

R: Depende das técnicas que você desenvolve e pretende desenvolver, e também do tamanho de suas peças. Para quem trabalha com pintura em canecas, pratos e xícaras, por exemplo, o modelo JP7090 (até 900 °C) atende muito bem e é um dos mais vendidos do portfólio.

O forno JUNG pode ser usado dentro de apartamento?

R: Pode sim. Os fornos JUNG possuem um exclusivo sistema antipoluente que reduz as emissões de calor, fumos e cheiros durante a queima das peças. Para escolher o melhor modelo para apartamento, vale considerar o espaço onde o forno será colocado, tamanho de corredor e passagens de portas, além de ter uma boa ventilação. 

Qual é a mobília mais indicada para usar dentro do forno JUNG?  

R: Existe uma infinidade de acessórios e mobílias que otimizam o espaço interno do forno. É importante ter em mente as medidas do seu forno e a temperatura máxima de trabalho, lembrando que existem materiais específicos para cada temperatura. No geral, algumas placas divisórias e quatro carretéis para cada placa ajudam bastante na organização. Caso você trabalhe com pintura em pratos, por exemplo, os suportes de prato são ótimos para otimizar espaço. Já as colunas dentadas podem ser usadas tanto para pratos quanto para azulejos.

É necessário fazer algum ajuste na rede elétrica ou contratar um técnico da JUNG para receber o forno?

R: Alguns ajustes na rede elétrica podem ser necessários, como usar um disjutor exclusivo dependendo do tamanho do equipamento, por exemplo. Mas não é necessário um técnico da JUNG para ligar o seu forno. Um eletricista de confiança faz o serviço com facilidade. 

Qual é o diferencial do isolamento térmico dos fornos JUNG? 

R: A tecnologia de isolamento térmico dos fornos JUNG consiste na organização e compactação dos materiais a fim de atingir a melhor eficiência energética possível. Por isso, os fornos são tão econômicos e não superaquecem o ambiente externo, mantendo o espaço seguro e com temperatura agradável. 

Tem algum modelo de forno para grandes volumes?

R: Sim! Além dos fornos de 450 e 1000 litros, a JUNG desenvolve e fabrica projetos especiais de equipamentos para grandes volumes. Nestes projetos, o forno vem com um ou mais carros para colocação da carga. Desta forma, enquanto uma carga passa pelo processo de queima, outros carros podem ser montados em paralelo. 

Caso a sua dúvida não tenha sido respondida, entre em contato com a gente aqui!

Para saber das novidades, siga a JUNG no Instagram: @jungartistica

Tags: perguntas frequentes, forno, ceramica, porcelana

Compartilhe: