Como escolher um torno elétrico para modelagem de cerâmica artesanal
A modelagem da argila, antes de virar cerâmica, é um processo quase terapêutico para o(a) ceramista. É o momento de se conectar consigo mesmo para criar algo novo. Um exercício de criatividade, foco e, muitas vezes, de relaxamento. O torno elétrico é um elemento importante para quem deseja modelar com mais precisão e praticidade qualquer tipo de peça cerâmica artesanal.
Se você está iniciando nas artes do fogo ou procurando o seu novo torno elétrico para modelagem de cerâmica artesanal, a seguir, vamos destacar cinco pontos básicos para ficar atento na hora de escolher o seu novo equipamento e evitar surpresas futuras.
1. O silêncio
Já pensou ter que passar horas ouvindo o barulho desagradável do motor? Se você busca um equipamento que não deixe o trabalho cansativo e maçante, opte por um modelo silencioso que com certeza vai fazer o seu trabalho de modelagem da argila render e ser muito mais prazeroso.
2. Os discos
Na hora de escolher um torno elétrico para cerâmica artesanal para chamar de seu, verifique se os discos giram para ambos os lados. Pode parecer um detalhe bobo, mas faz muita diferença na hora de modelar as peças. As marcações nos discos também são importantes para facilitar a precisão e as medidas.
3. A ergonomia
Preste atenção no design do seu novo torno elétrico, ele precisa ser funcional para quem vai passar longas horas em uma mesma posição. Escolher um torno com formato pensado para trabalhar de maneira confortável em pé (com o torno sobre mesas ou bancada) ou sentado (com os pés do torno acoplados no chão) faz toda a diferença. Um pedal com cabo longo que permite a sua movimentação facilita na hora de mudar de posição e deixa o torno muito mais confortável para quem está trabalhando.
4. A durabilidade e baixa manutenção
Muitas vezes o barato sai muito mais caro. Um torno elétrico com materiais de qualidade e feito para durar vai fazer você economizar muito a longo prazo. Além disso, escolher um torno que possui uma longa vida útil não é bom só para o seu bolso, mas também para o planeta.
5. A economia
Como já citamos anteriormente, um torno que una qualidade com baixo custo de manutenção vai fazer você se livrar de muitas dores de cabeça. Além disso, o consumo de energia também deve ser observado para não gerar surpresas.
Os tornos da JUNG tem tudo isso e muito mais. Nossos tornos elétricos são completos, duráveis ergonômicos e silenciosos, além de serem referência em baixo consumo de energia. Pensados em cada detalhe para deixar o trabalho do artista leve e agradável.
Gostou das dicas? Siga a JUNG no Instagram (@jungartistica) para mais dicas como essas.
Acesse também nosso e-commece ou converse com nossa equipe pelo 47 3327 0000.
Sobre a JUNG
A JUNG é referência em fornos para cerâmica, porcelana e vidro, tornos elétricos e plaqueiras para trabalhos com argila. A excelência nos resultados por meio de equipamentos duráveis e de altíssima eficiência energética é o foco por aqui. Com mais de quatro décadas de história, a JUNG já entregou mais de 15.000 equipamentos no Brasil e no mundo e está no ateliê de grandes artistas brasileiros(as).
Conheça mais sobre a JUNG e suas linhas de produtos aqui.
Compartilhe: