Estação Smart para Tratamento Térmico: mais uma solução de alto desempenho desenvolvida pela JUNG
Projetada com toda a expertise da JUNG, a versão automatizada da Estação Smart de Tratamento Térmico leva mais segurança e eficiência operacional aos parques fabris.
Como uma linha enxuta e flexível para processos de tratamento térmico, a estação conta com dois fornos de 200 litros cada, para processos de alta (1200 °C) e baixa (650 °C) temperaturas, além de um tanque para resfriamento em óleo ou água e polímeros com sistema de mergulho automático da carga. Um transportador de três eixos que desloca as peças de uma etapa para outra, também automaticamente, proporciona muito mais segurança ao evitar que os operadores entrem em contato com as peças aquecidas ao manuseá-las.
Como funciona cada etapa do processo
O aço a ser tratado é carregado sobre uma base pela plataforma transportadora. Esta se movimenta até o forno de austenitização onde a carga é introduzida e o ciclo de aquecimento é iniciado até a temperatura critica. Na sequência, a porta abre rapidamente e, em questão de segundos, a carga é temperada num tanque de resfriamento com temperatura e agitação controladas. Isso garante mais precisão e padronização das durezas pretendidas. Por último, as peças seguem para o forno de revenimento a fim de reduzir as tensões residuais dos processos anteriores. Todo o ciclo ocorre de forma otimizada, sem a interferência do operador.
O sistema completo é acionado com o uso de um Controlador Lógico Programável (CLP). Simples de operar, ele permite cadastrar e salvar diferentes receitas de vários processos de tratamento térmico adicionais como alívio de tensões, solubilização, normalização e recozimento. A automação do processo proporciona confiabilidade e repetibilidade ao viabilizar, para todas as cargas, tempos padronizados desde a saída do forno até o mergulho. Isso gera consistência na qualidade dos resultados e amplia os ganhos em eficiência operacional.
O Sistema Smart é composto por:
- Um forno de 200 litros até 1200 °C com porta tipo guilhotina automática;
- Um tanque com agitação para resfriamento em óleo, água ou polímeros, até 70 °C;
- Um forno de 200 litros até 650 °C, também com porta tipo guilhotina automatizada;
- Um transportador automático com elevação que desloca as peças entre os fornos para cada etapa do processo;
- Bancada de carga no início e descarga no final;
- Cercado de segurança.
A carga máxima do equipamento é de 150kg. Para outras capacidades, consulte nossos especialistas.
Sobre a JUNG
Reconhecida por fornos e equipamentos de alta tecnologia, a JUNG está sempre a frente em inovação. Do exclusivo software JUNG TControl aos eficientes fornos com o menor consumo de energia do mercado, a JUNG preza pela alta eficiência energética e por processos mais humanizados. Em mais de quatro décadas de história, a empresa já entregou 15.000 equipamentos no Brasil e no mundo.
Para saber mais como esta linha pode aumentar a produtividade do seu negócio, entre em contato por aqui ou ligue para +55 47 3327 0000.
Compartilhe: